"Estamos enfrentando uma das maiores cheias da história do nosso município", afirma prefeito de Jaguari

Foto: Prefeitura de Jaguari (Divulgação)

Pelo menos 150 casas foram tomadas pela cheia do Rio Jaguari. Muitas estão praticamente submersas

O município de Jaguari é um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. De acordo com a BaroClima Meterologia, são mais de 317 milímetros em 48 horas. O alto volume de chuva resultou em mais um recorde do Rio Jaguari: 13 metros acima do normal na tarde desta quarta-feira (18).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o prefeito do município, Igor Tambara, cerca de 150 casas foram tomadas pelas águas e sumiram completamente da vista dos moradores. Além disso, mais de mil pessoas estão fora de suas residências. 


– Estamos enfrentando uma das maiores cheias da história do nosso município. O nível do Rio Jaguari atingiu 13 metros acima do normal por volta das 14h. Depois chegou a baixar para 12,4 metros, uma pequena redução. É uma situação bem complexa – desabafa o prefeito.


Pela manhã, Tambara assinou o decreto de calamidade pública. Somente neste ano, outros dois decretos de situação de emergência foram assinados e que estão em vigência: o primeiro da estiagem, em janeiro, e o segundo da chuva que atingiu o município em maio:


– Optamos pela calamidade pública por causa da gravidade da situação. Temos pessoas ilhadas no interior do município sem conseguir se deslocar. Temos mais de mil quilômetros de estradas de chão e cerca de 80% disso foi afetado. O município sozinho, não conseguirá resolver esse cenário e, por isso, precisará da ajuda do governo do Estado e do governo federal para superar isso.


Dois bairros da cidade, que possuem acesso somente via embarcação, ficaram sem energia elétrica. A decisão, segundo Tambara, partiu do Gabinete de Crise instalado pela Defesa Civil municipal junto ao governo do Estado. 


Gabinete de Crise instalado no município

Gabinete de Crise foi instalado no município com apoio do governo do Estado Foto: Prefeitura de Jaguari (Redes Sociais)

Diante da grave situação provocada pelas cheias, a prefeitura instalou oficialmente o Gabinete de Crise no município, com o objetivo de coordenar as ações de resposta e assistência à população atingida. A iniciativa conta com o apoio direto do governo do Estado. O trabalho é realizado de forma integrada, com a presença de autoridades estaduais e municipais. 


A Defesa Civil Estadual está atuando ativamente no município, sob a coordenação do major Felipe Ghidini Stangherlin, do Departamento de Gestão de Desastres. Ele está à frente da organização e da logística das ações emergenciais, junto às equipes locais da Defesa Civil de Jaguari e demais forças de apoio.

As ações também contam com suporte também da Brigada Militar, do Exército, de voluntários e entidades locais e regionais.




Leia mais:





Chuvas na região devem seguir até sexta; dez municípios têm acumulados acima de 300 milímetros Anterior

Chuvas na região devem seguir até sexta; dez municípios têm acumulados acima de 300 milímetros

Além do desvio destruído na RSC-287, Paraíso do Sul tem pelo menos 16 pessoas desabrigadas por causa das chuvas Próximo

Além do desvio destruído na RSC-287, Paraíso do Sul tem pelo menos 16 pessoas desabrigadas por causa das chuvas

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI